Home      |      Empresa      |      Oportunidade      |      Contato
 



 


O sistema JLib atende desde uma biblioteca pessoal até grandes bibliotecas públicas, empresariais e institucionais cuidando da automação de todo o processo de funcionamento.

Com o JLib você cuida da catalogação, circulação, gerenciamento de usuários e empréstimos e controla os periódicos de seu acervo.

 

O programa também possibilita aos usuários fazerem pesquisas e emite relatórios.

  Catalogação

Gerencia eficientemente os registros de informações bibliográficas de qualquer tipo de material em qualquer suporte bem como a manutenção de arquivos de termos controlados e autorizados (autores, assunto e editoras, série, idiomas e local). Todo o cadastro de novos registros é de acordo com as normas do AACR2 e ABNT.

Um módulo de importação de registros MARC21 , que utiliza o padrão Z39.50, complementa a função Catalogação agilizando o processo de inclusão de novos registros.

   Importação de registros

O modelo do JLib é o de cliente / servidor para gerenciamento integral das funções da biblioteca e pesquisa das informações.

Entre suas funções estão: catalogação, importação de registros utilizando padrão Z 39.50, circulação, gerenciamento de políticas, pesquisa, emissão de relatórios e controle de periódicos.

  Circulação

Controla a circulação de materiais colecionados pela biblioteca - empréstimo e retiradas. Gerencia as reservas e cuida dos empréstimos em atraso, podendo gerar multas por atraso, de acordo com a política da biblioteca. O programa trabalha com códigos de barras, mas também pode utilizar as informações já existentes em cartões com tarjas magnéticas. Sua biblioteca poderá estabelecer políticas de empréstimo diferenciadas por grupos de usuários e materiais.

  Pesquisa

Essa é uma poderosa ferramenta dentro do JLib. Por meio dela, o usuário recupera as informações de seu acervo de forma intuitiva. Utilizando telas amigáveis o programa possibilita uma navegação simples e a rápida localização das informações e dos respectivos documentos integrais.

Se preferir pode imprimir os resultados de sua pesquisa ou ainda gravá-la em um arquivo de texto, no formato de bibliografia de acordo com as normas da ABNT. As pesquisas podem ser feitas das seguintes maneiras:

índices: localiza os documentos por meio da navegação nas listas, em ordem alfabética, de títulos, autores, assuntos, séries e editoras;

combinação de termos: realiza busca com o uso de operadores booleanos "e" e "ou" combinando termos em quaisquer campos do documento;

qualquer palavra: ou fragmento (mínimo de três letras) de palavra usada na catalogação;

números: localiza por nº do documento, Classificação e nº (de chamada).

  Controle de Periódicos

Esse módulo gerencia as assinaturas de revistas e periódicos. Aqui o usuário cadastra os títulos dos periódicos e seus respectivos fascículos. O registro dos fascículos pode feito individualmente ou gerados a partir dos dados da assinatura. O sistema avisa quando algum fascículo está em atraso, emitindo e enviando uma correspondência para o fornecedor.

O campo de notas de cada fascículo, dentro do cadastramento, possibilita a transcrição do sumário de cada periódico no formato de texto ou digitalizado. Esta característica que permite a recuperação dos fascículos pelos títulos ou nomes dos seus artigos é poderosa ferramenta para a indexação de artigos. Além disso, é possível anexar o fascículo completo à ficha kardex.

   Relatórios

O módulo de relatórios oferece listagens gerenciais e estatísticas de todas as suas funções e módulos. Para personalizar e atender as especificidades de cada biblioteca o JLib pode criar os mais diferentes tipos de relatórios como por exemplo:

Aquisição: pedidos de orçamento, requisição de compra, reserva e empenho;

Catalogação: catálogos por títulos, autores, assunto, tombo, exemplares, classificação; listas de autores, remissivas e assuntos; inventário de coleção e controle patrimonial;

Circulação: exemplares emprestados e em atraso, listas de reservas, avisos de cobranças, listagens estatísticas para orientar as políticas de acervo (mais emprestados, mais consultados, etc)

Pesquisa: os resultados das pesquisas geram arquivos de textos ou podem serem impressos nos formatos de fichas ou bibliografia

  Gerenciamento

O modulo gerenciamento reúne as operações de manutenção das informações da biblioteca. Nele você prepara etiquetas de lombada e interna para identificar cada item de seu acervo, inclusive com a utilização de código de barras.

Esse módulo permite a confecção de listas de materiais catalogados (incluindo periódicos), em arquivo texto, com todas as informações catalogadas ou em formato de referência. Além disso, faz o controle de itens em atraso, emitindo avisos de cobrança por email ou preparando etiquetas com endereços para o envio de cartas.


home
| a empresa | legacy transformation | serviços | gestão saúde | gestão conhecimento | business intelligence | oportunidades | contato